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[ALERTA] Abuso de peso na academia fez homem partir coluna em dois. Imagens impressionantes!

Neste vídeo recente compartilhado por um canal de notícias inglês, um homem passa mal e cai no chão ao realizar um exercício de levantamento de peso em uma academia.

Exames posteriores mostram que ele rompeu sua coluna vertebral ao meio. Entenda mais detalhes do ocorrido e saiba porque você deve tomar muito cuidado com diversos exercícios!

Fratura na coluna ao levantar peso

Segundo o especialista Orlando Righesso nesse caso específico o que provavelmente aconteceu foi uma fratura-luxação. “Nesses casos, acontece uma fratura na vértebra seguida de um deslizamento dessa vértebra e, por isso, a coluna sai do lugar.”

Falando especificamente da parte óssea, existe “conserto”. Através de uma cirurgia é possível realinhar os ossos, porém, a medula, o feixe de nervos que liga o cérebro e o corpo, foi rompido e isso a ciência ainda não conseguiu encontrar solução.

Assim, provavelmente o rapaz do vídeo em questão terá consequências como paraplegia, alterações no funcionamento do intestino, bexiga e outras consequências de uma lesão medular.

Como isso aconteceu?

O Dr. explica que lesões na coluna como a do vídeo não acontecem normalmente. Geralmente lesões medulares com fratura das vértebras ocorrem com traumas de alta energia, como acidentes de carro ou quedas de certas alturas. “Durante o exercício, pode acontecer se houver uma lesão prévia, como um tumor ou um defeito na vértebra”, explica.

As lesões mais comuns que podem acontecer na coluna decorrente de exercícios físicos são as hérnias de disco. Acometimentos mais conhecidos e mais recorrentes entre as pessoas.

Como evitar sobrecarga ao realizar exercícios físicos

Orientação especializada

Além de realizar um check-up completo antes de iniciar as atividades físicas é importantíssimo buscar profissionais especializados para acompanhar a rotina de exercícios. Atualmente, academias sem um número adequado de instrutores está muito em voga o que pode ser um risco para qualquer pessoa que esteja começando.

Progressão lenta

Geralmente as pessoas são tomadas por uma empolgação e sentem a necessidade repentina de praticar exercícios físicos todos os dias. Lembre-se que você precisa dar tempo para que seu corpo se adapte à sua nova rotina, durante as primeiras 4 semanas de atividade as únicas alterações que ocorrem no corpo são neurais e só depois dessa adaptação é que começam a surgir os resultados físicos.

Fortalecimento de músculos do core

É sempre importante direcionar um momento da atividade para o fortalecimento dos músculos do core, um grupo composto por 29 músculos (entre eles músculos lombares, glúteos, abdominais e oblíquos). Esses grupos musculares são responsáveis por proteger a coluna e a base central do corpo.

Postura

Preste atenção também na sua postura ao fazer o exercícios. “Deitado, a pressão sobre a coluna dentro do disco intervertebral é de 25 Newtons; em pé, a pressão passa para 100 Newtons e sentado, para 150. Portanto, quando a pessoa pega um peso com a postura errada, essa pressão chega ao máximo e o disco intervertebral pode romper”.

 

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