Astronomia

Esses são os 6 maiores meteoritos já descobertos na superfície da Terra

Muitas vezes, quando as rochas que rondam o espaço explodem em direção à Terra, acabam sendo destruídas na atmosfera antes mesmo de nos alcançar. Mas algumas rochas sortudas conseguem viajar e aterrissar na Terra como meteoritos. Nesta lista, do ScienceAlert, confira, os seis maiores meteoritos que já caíram na Terra em toda a história.

Willamette

O Willamette é o maior meteorito já encontrado nos Estados Unidos, com 7,8m² de comprimento e pesando 15,5 toneladas. Ele é composto basicamente por ferro e níquel, e foi adquirido pelo Museu Americano de História Natural, em Nova Iorque, em 1906.

American Museum of Natural History

Mbozi

O Mbozi é um meteorito que foi descoberto em 1930 na Tanzânia. Possui três metros de comprimento e estima-se que pese 25 toneladas – quase o dobro de Willamette. Durante algum tempo, o povo da Tanzânia considerou Mbozi uma pedra sagrada, chamando-a de kimondo.

Christiaan Zeelenberg / Wikimedia Commons

Cape York


O terceiro maior meteorito da história é o de Cape York, que colidiu com a Terra há 10 mil anos. Conhecido por alguns como ‘Agpalilik’, foi descoberto na Groenlândia em 1993, e pesa 20 toneladas. Atualmente, ele está sendo exposto no Museu Geológico da Universidade de Copenhague, na Dinamarca.

Mike Cassano / Wikimedia Commons

Bacubirito

O Bacubirito é o meteorito mais largo já encontrado no México, e pesa quase o mesmo que o de Cape York. Ele foi descoberto em 1863 pelo geólogo Gilbert Ellis Bailey, em Ranchito, perto da cidade de Sinaloa de Leyva. Trata-se de um meteorito de 20 toneladas, que mede 4,25 metro de comprimento, 2 metros de largura e 1,75 metros de altura. Está em exposição no Centro de Ciências de Sinaloa.

saxxon57/Flickr

El Chaco

El Chaco é o segundo maior meteorito da Terra, pesando quase o dobro do Bacubirito. E vale a pena ressaltar que estamos falando de apenas um fragmento do meteorito. Um grupo de meteoritos chamado “Campo del Cielo” foi responsável por uma cratera de 60 km² na Argentina. Um dos fragmentos, El Chaco, é o segundo maior meteorito já descoberto na Terra, pesando 37 toneladas. Foi encontrado em 1969, cinco metros abaixo do solo, utilizando um detector de metal. Em 1990, o caçador de meteoritos Robert Haag planejava roubar El Chaco, mas acabou sendo pego pela polícia argentina. Outro fragmento foi removido do solo em 2016.

Carlos Zito/Wikimedia Commons

Hoba

Mas o maior meteorito do mundo é o Hoba, essa monstruosidade que você vê na foto. Foi localizado na Namíbia, e jamais foi removido. Possui 60 toneladas, e trata-se da maior peça de ferro de ocorrência natural já conhecida na superfície na Terra, com 6,5m². Acredita-se que tenha caído em nosso planeta há 80 mil anos, e desde então nunca foi movido, por conta do seu tamanho colossal.

Compl33t/Wikimedia Commons

Website dedicado a exibir conteúdo de qualidade sobre ciências, curiosidades, mistérios e diversidades. Agradecemos a sua visita.

Copyright © 2017 supermisterios.com.br

Topo