Polêmico

Meninas começam a ter seios aos 8 anos, e os meninos têm 40% menos esperma. O motivo me deu frio na espinha.

Você já deve ter reparado isso nessa nova geração: os seios das meninas começam a crescer quando elas têm apenas oito anos, e os meninos estão cada vez mais preocupados com sua puberdade e produzem uma média de 40% menos esperma do que antes. O motivo está me dando calafrios.

Já há algum tempo nós temos ouvido falar desse perigo, que tem um nome forte: disruptores endócrinos. Essas substâncias modificam os nossos hormônios, até mesmo alterando a nossa personalidade. Quando eles se misturam, criam um coquetel que pode mudar profundamente nossos hormônios reprodutores que preocupam os jovens na puberdade atualmente.

Os disruptores endócrinos são agentes químicos presentes em todo lugar! Eles são os conservantes nas pastas de dente ou géis de banho, eles são o parabeno dos desodorantes, os pesticidas nas frutas e vegetais, o bisfenol no plastic encontrado em nossa comida, o ftalato nos brinquedos dos nossos filhos.

Veja aqui algumas soluções para limitar o seu contato, e o dos seus filhos, com esses disruptores.

1. Prefira produtos orgânicos

Alimentos orgânicos para evitar pesticidas em frutas e vegetais, lógico, mas há outras coisas de origem natural que podem melhorar sua saúde.

Por exemplo: remova coberturas de pisos e paredes que utilizam pesticidas e prefira tintas naturais. Na sala, tecidos e estofados contêm proteção antiinflamável, que é cancerígena, ao contrario dos móveis de madeira.


2. Na cozinha

Declare guerra ao plástico! Use potes de vidro, e mais importante: nunca aqueça o plástico no micro-ondas, e não use a mesma garrafa de plástico mais do que duas vezes. E se for realmente mais fácil com o plástico, prefira os que têm os números 2, 4 e 5. Você pode ver esses números em pequenos triângulos na embalagem. De acordo com o Instituto Nacional de Informação Sobre Saúde Ambiental (Canadá), eles são considerados os menos perigosos.

3. Produtos de limpeza

Para a casa, sejamos simples: água normalmente é suficiente. Você pode errar mais com superfícies limpas com produtos nocivos, do que deixando-as como estavam antes. Elementos naturais como o vinagre branco, limão siciliano, cera de abelha e bicarbonato de sódio são sempre boas alternativas.

4. Cosméticos

Nós não precisamos necessariamente usar maquiagem, perfumes ou cremes todos os dias. 

O sabão de Marselha ou sabonete super purificante são suficientes. Aliás, eles também utilizam menos embalagens plásticas. Desodorantes, géis e fixadores de cabelo devem ser limitados. Se eles forem inflamáveis, é porque liberam propano.

5. Roupas

Lave as roupas novas antes de usá-las, e evite materiais sintéticos e imitação de couro. Você terá menos substâncias cancerígenas em contato com a sua pele.

6. Para crianças pequenas

Um brinquedo de plástico rígido é sempre melhor do que um brinquedo de plástico flexível. Além disso, não use mamadeiras de plástico para alimentar o bebê, as de vidro são sempre a melhor opção, assim como bicos de silicone ou látex natural. Preste atenção também nas fraldas, que contêm muitos produtos químicos.

Pense em deixar os ambientes arejados e também aspirá-los. Muito voláteis, a maioria dos disruptores endócrinos são encontrados na poeira.

Esperamos que essas dicas protejam um pouco seus filhos de uma puberdade precoce, e, em geral, a saúde de toda a família.

Fonte: Natura Sciences

 

Website dedicado a exibir conteúdo de qualidade sobre ciências, curiosidades, mistérios e diversidades. Agradecemos a sua visita.

Copyright © 2017 supermisterios.com.br

Topo