Curiosos

Mulher tem o corpo congelado após passar uma noite a -20ºC, mas sobrevive, intrigando a Ciência

Jean Hilliard, de 19 anos, foi encontrada pelo vizinho, em 1980, totalmente congelada pela neve de inverno, em Minnesota, EUA.

Ela passou toda a noite a uma temperatura de -20ºC, virando uma verdadeira pedra de gelo. Ao chegar no hospital, os médicos ficaram horrorizados. Seus membros estavam imóveis e mal era possível aplicar-lhe medicamentos – pois a agulha não entrava na pele.

Ela estava congelada, era como se tivéssemos aberto um freezer e a tirado de lá. Seu rosto estava absolutamente branco. Apenas o olhar era pálido, o olhar da morte”, descreveu a chefe de enfermagem do centro médico, Dorothy Killian.

Os médicos temiam que, caso ela voltasse à consciência, ficasse com sérios danos neurológicos. Além disso, ela corria o risco de amputar suas pernas, por conta de gangrena.

Em congelamentos, as células viram microscópicos cristais de gelo, sendo completamente destruídas. A temperatura central do corpo diminui drasticamente e o coração, os pulmões, os órgãos internos do abdômen e o cérebro, resfriam, dificultando seus funcionamentos.  A morte é o destino mais provável para casos com estes.

Para a surpresa do corpo médico, Jean sobreviveu. Ela foi envolta em cobertores térmicos e começou a sofrer convulsões. Quando retornou à consciência, os médicos não acreditaram que ela não apresentou sinais de danos mentais ou físicos.


Ela teve alguns momentos de confusão, que foram repentinos. “Eu acordei no hospital ao meio-dia. As coisas estavam um pouco nebulosas e achei muito estranho as pessoas estarem me fazendo perguntas óbvias a respeito de quem eu era e coisas do tipo. E eu não conseguia entender por que eles estavam falando comigo dessa maneira ou por que eles estavam me tratando assim. Claro, que eu sabia quem eram aquelas pessoas e é óbvio que eu sabia quem eu era. Não entendi nada!”,relatou Jean.

Após 49 dias depois de observação, ela deixou o hospital, intacta. Tudo que ela tinha, eram cicatrizes da lesão causada pelo gelo. Até hoje, este caso é um mistério da medicina, sem uma explicação provável para sua escapada ilesa de um congelamento completo, pois de acordo com os dados que sabemos da medicina moderna, isso seria impossível.

Diário de Biologia / Mega Curioso / Lucky ]

Website dedicado a exibir conteúdo de qualidade sobre ciências, curiosidades, mistérios e diversidades. Agradecemos a sua visita.

Copyright © 2017 supermisterios.com.br

Topo